Em meio a importantes desafios para a ciência, Funceme dá posse a novos servidores
5 de abril de 2021 - 16:34 #posse de servidores
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) empossou, na manhã desta segunda-feira (5), 22 novos/as servidores/as. O momento é histórico, pois, em seus 48 anos de história, o grupo faz parte do 2º concurso realizado pela instituição.
A cerimônia de posse, que ocorreu na sede da instituição, no bairro Aldeota, em Fortaleza, considerou todas as medidas de isolamento e ainda contou com reforço na higiene. Na abertura, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, falou da conquista.
“Aos novos servidores e servidoras, tenham a certeza que irão encontrar um ambiente de intensa colaboração institucional com atores municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre com o foco no usuário final. A dinâmica da Funceme depende de vocês também, de como vocês encaram o serviço público, um ambiente que tem muito espaço para inovação, com vocês podendo agir como catalisadores desta inovação. Neste sentido, não se prendam apenas ao seu passado de pesquisa e ferramental de seu domínio, usem como algo a mais a oferecer e se abram aos novos conceitos e oportunidades que irão se apresentar diante de vocês. Saiam da sua zona de conforto, busquem novos desafios, ajudem-nos a preparar a nossa instituição para um mundo em constante mudança e a nos distinguir dos vários provedores de informação”.
O certame foi realizado em 2018. A abertura do concurso deu-se em maio de 2018 e contou com 3.198 inscrições. O processo de seleção foi composto de duas fases, sendo a primeira de prova e a segunda de avaliação de títulos. A convocação se deu em dezembro de 2019. Havia expectativa da nomeação ocorrer em 2020, porém, foi suspensa após o decreto relacionado à pandemia da Covid-19.
Integrante do quadro de profissionais desde o 1º concurso, a agrônoma e presidente da Associação dos Servidores da Funceme, Sônia Perdigão, aproveitou a posse da turma para dar as boas-vindas.
“É como se fosse a realização de um sonho. Isso começou lá atrás com a luta pelo Plano de Cargos e Carreiras. Foi uma luta de altos e baixos por 12 anos, mas estivemos juntos e conquistamos este Plano, que deu condição de fazer este concurso. Não desistimos e estamos aqui felizes com este momento. Vocês vão ver que a Funceme é uma instituição bem família, aqui nós nos sentimos aconchegados”.
Ainda na manhã de hoje, o oceanógrafo Diógenes Passos, que já atuou na Funceme com pesquisador bolsista e agora assume uma das vagas, celebrou a posse.
“Foram muitas noites acordadas, foram muitas saídas que tivemos que abrir mão e hoje parecem tão pequenas diante da grandiosidade que é este momento. Ontem, fiz memória das vezes que pude ir ao interior e conversar com pessoas simples e mais humildes que precisam tanto da informação que é gerada aqui. Eu vejo hoje todo este momento que a gente trilhou até aqui diante das incertezas, mas foi um grande aprendizado, Hoje eu posso olhar para cada um de vocês e vejo como são fortes”.
Empossados, os novos profissionais já estão aptos a realizar atividades em suas respectivas áreas. A lista é a seguinte:
-Alcione Guimarães Freire
-Ályson Brayner Sousa Estácio
-Anthony Carlos Silva Porfírio
-Bruno Dias Rodrigues
-Clécia Cristina Barbosa Guimarães
-Daniel Antônio Camelo Cid
-Dário Macedo Lima
-Diógenes Passos Fontenele
-Domingo Cassain Sales
-Evandro Moimaz Anselmo
-Francisco Augustinho de Brito Neto
-Iago Alvarenga e Silva
-João Gonçalves Filho
-José Marcelo Pereira Rodrigues
-Juliana Matos Vieira
-Rafael Cipriano da Silva
-Rafaela da Silva Alves
-Rafaela dos Santos Gomes
-Raimundo Nonato Farias Monteiro
-Renan Vieira Rocha
-Rousilene Silva Nascimento Diniz
-Vinícius Oliveira
Ao longo desta semana, como parte do processo de acolhimento, a Funceme realizará palestras virtuais envolvendo diversos temas. Entre convidados e convidadas estão o secretário dos recursos hídricos, Francisco Teixeira; a presidente da Comissão Permanente de Ética e Disciplina do Poder Judiciário, Nicole Albuquerque; Pedro Leite da Silva, professor da Universidade de São Paulo; Francisco de Assis Souza, professor da Universidade Federal do Ceará; entre outros.