PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fortaleza registra suas maiores chuvas do ano entre sábado (14) e domingo (15)

15 de março de 2020 - 10:37 # # #

Acumulados expressivos se deram pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) (FOTO: Luciana Otoch)

Acumulados expressivos se deram pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) (FOTO: Luciana Otoch)

Fortaleza registrou, no intervalo entre as 7h deste sábado (14) e as 7h deste domingo (15), suas maiores chuvas deste ano. De acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve ainda registros de precipitações em mais de 100 municípios.

No período de 24 horas, os postos pluviométricos da Capital tiveram os seguintes acumulados:

– Fortaleza (Castelão): 132.3 mm

– Fortaleza (Pici): 124.4 mm

– Fortaleza (Messejana): 90.4 mm

O dado do posto pluviométrico da Água Fria ainda não foi repassado à Funceme.

Em 2020, a maior precipitação registrada em Fortaleza em um intervalo de 24 horas havia sido de 85,4 milímetros entre os dias 1º e 2 deste mês.

Acumulados do Estado

Além de registrar as principais chuvas entre sábado e domingo, Fortaleza ainda teve as maiores entre os municípios do Ceará. Os demais foram:

1 – Fortaleza (Castelão): 132.3

2 – Fortaleza (Pici): 124.4

3 – Aquiraz (Sítio Sapucaia Fagundes): 92.0

4 – Fortaleza (Messejana): 90.4

5 – Aquiraz (Berra Bode): 83.0

6 – Eusébio (Eusébio): 82.0

7 – Acopiara (Caixa): 78.0

8 – Assaré (Assaré – Sede): 75.0

9 – Iguatu (Baú): 68.0

10 – Acopiara (Trussú): 67.0

Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar o link funceme.br/calendario.

Previsão

Conforme adiantado pela Funceme na última sexta-feira (13), o Ceará está sob previsão de céu nublado e eventos de chuvas em todas as regiões neste fim de semana. Em nova análise das condições de tempo na manhã de hoje, os meteorologistas apontam que o Estado segue com a mesma tendência.

Os maiores acumulados de chuva ao longo deste domingo deverão se concentrar na região sul, entre o Cariri e Sertão dos Inhamuns, principalmente nos períodos da noite, seguindo pela madrugada de segunda-feira (16). O mesmo cenário deve ser observado no noroeste, entre Ibiapaba e Litoral Norte, porém, com registros ocorrendo já no período da tarde.

Para o início da semana, a previsão segue a mesma, porém, há tendência de redução dos acumulados em Fortaleza e Região Metropolitana em relação ao que vem sendo observado entre sábado e domingo, quando as chuvas estão sendo observadas ao longo dia. Nesta segunda, o período entre madrugada e manhã poderá ser o principal com precipitações na área indicada.