Semana começa com possibilidade de chuva fraca e passageira no litoral e no sul do Ceará
8 de julho de 2019 - 09:31 #cariri #fortaleza #litoral #previsao do tempo
A segunda semana do mês de julho começa com previsão de possibilidade de chuva na faixa litorânea e também no extremo sul do Ceará, onde está o Cariri e parte da macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, conforme análise das condições de tempo realizada na manhã desta segunda-feira (8) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Neste momento, nota-se, de acordo com imagem de satélite, nuvens sobre o território cearense, principalmente no litoral, associadas à atuação de um sistema classificado por brisa terrestre. Além disto, os meteorologistas apontam que, próximo ao leste da região Nordeste, há também nebulosidade associada à presença de áreas de instabilidade atmosférica que tendem a se deslocar do oceano Atlântico em direção ao continente, o que pode contribuir para o cenário favorável a precipitações em Fortaleza e áreas vizinhas.
Importante: a previsão de possibilidade de chuva indica que as precipitações deverão atingir de 5% a 20% das áreas. Ademais, os resultados indicam que as chuvas serão de fraca a moderada e também passageiras.
Entre hoje e esta terça-feira (9), além do litoral, o sul segue com possibilidade, mas já na próxima quarta-feira (10), somente a faixa litorânea seguirá com condições. Neste três dias, o céu ainda terá predomínio de nebulosidade variável, ou seja, a cobertura de nuvens será parcial e variando ao longo do dia.
Balanço
No intervalo entre as 7h deste domingo (7) e as 7h de hoje, o balanço parcial realizado pela Funceme aponta registros de chuva em, pelo menos, com os maiores em Cariré (15 mm), Aquiraz (12 mm) e Beberibe (12 mm).
Os dados são preliminares e podem ser acompanhados por meio do aplicativo ‘Calendário de Chuvas’ ou ainda pelo endereço www.funceme.br/calendario.