PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Solenidade marca os 40 anos da Funceme

18 de setembro de 2012 - 16:55

Evento ressaltou a importância da instituição para diversos setores da sociedade

Uma solenidade com funcionários, autoridades e convidados marcou os 40 anos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme. Durante o evento, realizado no auditório da vice-governadoria, no Palácio Iracema, o presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, fez um breve resgate da história da Funceme, fundada em 18 de setembro de 1972. “A atuação deste órgão, começou antes da criação, com os primeiros voos das pesquisas de nucleação artificial nos céus do Ceará”, disse Martins, se referindo aos primeiros experimentos de ‘bombardeamento’ de nuvens no Estado, datados da década de 1950.

A apresentação do presidente, além de resgatar a memória da instituição e das pessoas que a ergueram, traçou um perfil atual da Funceme, destacando sua importância intersetorial. “Hoje, os produtos gerados na Funceme servem para vários setores da sociedade e do poder público, desde a agricultura, passando pelo gerenciamento dos recursos hídricos até o combate à desertificação”, ressaltou Almir Bittencourt, secretário adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará – Secitece, da qual a Funceme é vinculada.

Tida como referência de instituição estadual de meteorologia, a Funceme, explica Eduardo Martins, aposta num futuro com o fortalecimento das parcerias com órgãos estaduais, nacionais e internacionais. “Isso será fundamental para conseguirmos atingir nosso objetivo, que é levar ao usuário, de forma gratuita e para onde ele estiver, a informação mais precisa possível sobre tempo e clima no Ceará”.

Estrutura

Com 549 pluviômetros convencionais, dois radares meteorológicos, 81 estações automáticas de coletas de dados, além dos recém-adquiridos pluviômetros automáticos, o Ceará tem hoje uma complexa rede de observação da atmosfera e de monitoramento das precipitações, modelo em todo o País. Há também estudos em bacias hidrográficas e reservatórios de recursos hídricos, além de monitoramentos e zoneamentos de solo e vegetação.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
18 de setembro de 2012