PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme participa do XVI Congressso Meteorológico Mundial

31 de maio de 2011 - 13:54

Instituição compôs a delegação brasileira no evento da OMM realizado em Genebra

Pela primeira vez em 16 edições, o Congresso Meteorológico Mundial – evento que reúne instituições nacionais especializadas em tempo, clima e hidrologia – contou com a participação de um órgão estadual com atuação regional. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), representada pelo presidente Eduardo Sávio Matins, intergrou a delegação brasileira no Congresso, realizado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), em Genebra, na Suíça, entre os dias 16 de maio e 3 de junho de 2011. Durante o evento, o presidente do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Antônio Divino Moura, foi eleito 1º vice-presidente da OMM.

“A Funceme passa a exercer um papel dentro do órgão que regula as atividades de meteorologia no Mundo. Somos o único centro estadual neste patamar, já que, até então, apenas instituições nacionais faziam este papel. Isso é muito positivo para o Ceará e vejo como uma forma de reconhecimento ao trabalho e aos produtos desenvolvidos pela Funceme”, disse Eduardo Martins.

Quadro global

Uma das prioridades discutidas no XVI Congresso Meteorológico é a proposta de um Quadro Global de Serviços Climáticos, projetado para ajudar os países – especialmente os mais vulneráveis a lidar com a variabilidade climática e mudança climática. Outro iten de discussão é o reforço do OMM Desastre, um programa de redução de riscos que considera a maior probabilidade e o impacto das condições meteorológicas extremas do clima. Além disso, os riscos relacionados com a água e os eventos extremos em um mundo em pleno aquecimento também são pauta do Congresso.

Mais de 600 delegados, incluindo chefes de Estado e de Governo, ministros, altos funcionários do governo, chefes de serviços nacionais meteorológicos e hidrológicos e representantes de organizações parceiras da OMM participam do Congresso.  “A Organização Meteorológica Mundial está concentrando seu direcionamento estratégico para o período 2012-2015 em cinco eixos base e se compromete a lançar sua visão de liderança mundial no fornecimento de conhecimentos e cooperação internacional em meteorologia, clima, hidrologia e recursos hídricos, bem como em relação às questões ambientais. Isso contribuirá para a segurança e o bem-estar das pessoas em todo o mundo, e para a prosperidade econômica para todos os países”, disse o  Dr. Alexander Bedritskiy, presidente da OMM, durante a abertura do Evento.