PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme participa de workshop sobre implementação de ações para combate à desertificação

14 de abril de 2018 - 09:09

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) participou, durante a última semana, do Workshop Capacitação Regional para a América Latina e o Caribe – Melhorando a Implementação da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD).

O evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a UNCCD, reuniu representantes de 33 países e de instituições internacionais e regionais. Na ocasião, os estudiosos, incluindo pesquisadores da Funceme, foram capacitados para elaboração de relatórios sobre a implementação da Convenção, de acordo com a proposta do Marco Estratégico 2018-2030, que inclui monitoramento, relatoria e avaliação como pontos importantes.

Segundo a supervisora do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme, Margareth Benício, no evento foram realizados exercícios práticos de uso da ferramenta de monitoramento da degradação da terra, através dos indicadores relacionados ao Objetivo Estratégico da Convenção e foi enfatizada a contribuição da UNCCD para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o objetivo 15.3, que diz respeito à neutralidade de degradação da terra.

“Como a Funceme desenvolve várias ações diretamente relacionadas às atividades que o Brasil realiza para implementar a Convenção, o MMA convidou a equipe técnica para participar e contribuir na capacitação da nova plataforma de elaboração do relatório. Também foram apresentadas algumas oportunidades e barreiras para obtenção de financiamentos internacionais ligados à desertificação, com a visão de alcançar a neutralidade da degradação da terra e avançar na implementação da Convenção”, explica Benício.

SOBRE A CONVENÇÃO

A Convenção foi assinada em 1994 em Paris, França e ratificada pelo Brasil em 1997. Tem como objetivos lutar contra a desertificação e mitigar os efeitos da seca nos países afetados, em zonas áridas, semiáridas e subsumidas secas, em particular a África, mediante a adoção de medidas eficazes, apoiadas por cooperação e acordos internacionais e aplicar nas zonas afetadas estratégias integradas a longo prazo, centradas no aproveitamento sustentável dos recursos da terra e hídricos, para melhorar as condições de vida, especialmente em nível comunitário.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima – (85) 98727.1557 / 98814.4194
comunicacao@funceme.br