PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Icapuí, na região Jaguaribana, registra sua maior chuva em 30 anos

13 de abril de 2018 - 18:30

Icapuí, localizado na região Jaguaribana, registrou sua maior chuva desde 1998, data em que teve início a série histórica do município. Entre as 7h desta quinta-feira (12) até as 7h desta sexta-feira (13), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 255 mm no posto sede do município. Além deste, em outro posto, em Retiro Grande, foi registrado 179 mm.

Ambas as precipitações de Icapuí são configuradas também como as maiores de 2018. Até então, o maior acumulado pontual havia sido em Granja, no Litoral Norte, com 173 mm.

Os municípios da região Jaguaribana receberam, de forma geral, no intervalo de 24 horas, as maiores chuvas do Estado. Além de Icapuí, foram registrados chuvas fortes em Iracema (112 mm), Ererê (107 mm) e Russas (103 mm).

As precipitações na região Jaguaribana, assim como nas demais áreas do estado, têm sido provocadas, principalmente, pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste. As chuvas nesta região têm grande importância para importantes reservatórios do estado.

MAIS CHUVAS

Além das chuvas registradas na região Jaguaribana, houve grandes precipitações no Sertão Central e Inhamuns, como observado em Milhã, com 109 milímetros. No total, balanço parcial aponta registros em mais de 150 municípios.

“Para um bom aporte, é importante que chova bem nas bacias hidrográficas que levam aos principais reservatórios. Apesar de beneficiar municípios da faixa litorânea, como no Litoral Norte, a ZCIT está bastante inclinada neste momento, proporcionando boas chuvas em outras áreas, como foi observado na região Jaguaribana”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

A Funceme já havia apontado tendência de chuvas para a primeira quinzena de abril, o que tem se confirmado. Nos últimos dias, por exemplo, o Ceará tem recebido, diariamente, precipitações em mais de 100 municípios, com grandes acumulados, inclusive. Conforme Fritz, para a próxima semana, o cenário indica que há chances de continuidade das chuvas.

PREVISÃO DO TEMPO

O radar meteorológico banda S, que está localizado em Quixeramobim e alcança um área de 400 km, aponta, neste momento, precipitações nas regiões Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, além de registros em municípios como Cascavel e Beberibe. Para esta sexta, a previsão do tempo indica céu nublado com chuva na região Jaguaribana e no centro-sul. Nas demais áreas, nebulosidade variável com períodos de chuva.

No sábado (14), a previsão do tempo indica nebulosidade variável com períodos de chuva em todas as regiões cearenses. Já para o domingo (16), nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.

 

Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima – (85) 98727.1557 / 98814.4194
comunicacao@funceme.br