PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fortaleza amanhece com nevoeiro e temperatura mínima de 22,7 ºC

11 de abril de 2018 - 11:06

No início da manhã, a Capital teve momentos de “tempo agradável” (FOTO: Wilde Júnior/Arquivo Pessoal)

Fortaleza amanheceu, nesta quarta-feira (11), com registros de nevoeiro em diversos bairros da cidade. O evento se deu por conta da alta umidade relativa do ar, que chegou a mais de 90% durante madrugada, associado à redução dos ventos.

O nevoeiro, que se caracteriza pela formação de gotículas de água suspensas na  atmosfera e próximas da superfície, contribuiu para a redução da visibilidade em alguns pontos do município.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os termômetros chegaram a marcar 22,7 ºC às 5h durante o fenômeno, o que representa um leve desvio em relação à temperatura mínima média para o mês de abril, que é de 23,8 ºC, segundo as normais climatológicas entre 1981 e 2010.

Segundo o meteorologista David Ferran, apesar da previsão do tempo indicar eventos  de chuvas na faixa litorânea, o nevoeiro não tem relação direta com a ocorrência de precipitações. Ele lembra ainda que, diferente das regiões serranas, o fenômeno não é comum na Capital.

“No Ceará, este tipo de nevoeiro é observado normalmente em cidades como Guaramiranga, devido sua altitude e alta umidade do ar, mas nem sempre indica precipitações”, reforça o pesquisador.

Chuvas

No intervalo das 7h desta terça-feira (10) às 7h desta quarta, há registros de chuvas em mais de 80 municípios do Estado. Balanço ainda parcial indica as maiores em Barroquinha (122.2 mm), Santa Quitéria (112.5 mm) e Granja (105 mm).

Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima – (85) 98727.1557 / 98814.4194
comunicacao@funceme.br