PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme participa da 2ª Reunião Geral do Programa Nacional de Solos do Brasil

5 de março de 2018 - 08:30

Com uma equipe de especialistas e diversos estudos na área de pesquisa e desenvolvimento, o órgão passou a gerar resultados importantes em Pedologia

Profissionais de diversos órgãos do País estiveram reunidos no Rio de Janeiro (FOTO: Divulgação/Embrapa Solos)

Representantes do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (NURHA) da Funceme estiveram no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 28 de fevereiro para participar da 2ª Reunião Geral do Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos).

O encontro foi o primeiro após a assinatura do decreto que criou o Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos), em dezembro de 2017, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Pronasolos é considerado o maior programa de estudos de solos já realizado do Brasil. Além do Mapa e sua vinculada, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o programa inclui a participação da Funceme, universidades, institutos e empresas de pesquisa e agências especializadas.

No Rio de Janeiro, a Embrapa Solos apresentou as premissas e diretrizes para o desenvolvimento da plataforma tecnológica; diagnóstico e estratégia de adequação de infraestrutura e recursos humanos; a definição de áreas prioritárias, de uma agenda de trabalho e avaliação das metodologias; além da estruturação da governança e do plano de orçamento e financiamento do programa.

A Funceme, que está realizando o levantamento de solos de parte do Ceará na escala 1:100.000 (lê-se um para cem mil), aproveitou o momento para expôr esta  experiência no encontro, mostrando para os demais órgãos integrantes do estudo a forma como está conduzindo o processo no Estado. O trabalho conta também com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Com uma equipe de especialistas e diversos estudos na área de pesquisa e desenvolvimento atuando desde o final da década de 80, o órgão passou a gerar resultados importantes para nessa área, tais como o levantamento de reconhecimento de média intensidade dos solos da Mesorregião do Cariri e áreas de entorno, concluído em 2014, em um esforço conjunto com Banco do Nordeste (BNB), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

“Para o Pronasolos, entre as prioridades sugeridas para iniciar os trabalhos no Ceará, estão a região do Cariri, Litoral, Serras Úmidas e outras áreas que possuem importante atividade econômica e conservacionista”, disse a pesquisadora da Funceme, Sônia Perdigão.

Sobre o projeto

O Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos) é visto como o maior empreendimento técnico-científico brasileiro da área de solos. Com cerca de 20 instituições brasileiras participando das atividades, o trabalho será desenvolvido ao longo dos próximos 30 anos e orçado, nos 10 primeiros anos, em cerca de R$740 milhões.

O programa reunirá atividades de investigação, documentação, inventário e interpretação de dados de solos brasileiros para uso adequado desse recurso e sua conservação. São informações fundamentais para inúmeras áreas que vão de mudanças climáticas e recursos hídricos a seguro rural e telecomunicações.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima – (85) 98727.1557 / 98814.4194
comunicacao@funceme.br