PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Litoral, Serra de Ibiapaba e Sul do Ceará têm possibilidade de chuvas no fim de semana

2 de fevereiro de 2018 - 10:10

Entre as 7h desta quinta-feira (1º) e as 7h desta sexta, há registros de poucas chuvas no Estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

Serra de Ibiapaba tem previsão de precipitações no fim de semana (FOTO: Reprodução)

O primeiro fim de semana de fevereiro começa com previsão de nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba e céu parcialmente nublado nas demais áreas ao longo desta sexta-feira (02). No sábado (3), há possibilidade de precipitações no litoral e no sul do Estado. Já no domingo (4), segue com chances de chuvas na faixa litorânea, mas também na Serra da Ibiapaba.

Neste início de estação chuvosa, o que se observa é a presença de nuvens sobre o Estado associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas neste período, assim com a existência de um Cavado de Altos Níveis sobre o Nordeste.

Entre as 7h desta quinta-feira (1º) e as 7h desta sexta, há registros de poucas chuvas no Estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Balanço parcial indica precipitações em quatro municípios, sendo eles: Ubajara (8.8 mm), Trairi ( 8 mm), Paraipaba (7.2 mm) e Paracuru (5.4 mm).

 

Prognóstico

Após o período de seis anos consecutivos de seca, o Estado apresentou cenário favorável para chuvas acima da média histórica. A avaliação climática para o período de fevereiro a abril divulgada em 22 de janeiro aponta que, no Ceará, há 40% de probabilidade para chuvas superiores à média histórica, 35% em torno da normalidade e 25% de chances do período se encerrar abaixo do normal.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, explicou que a situação para o trimestre é mais favorável em relação ao mesmo período de 2017. Contudo, ele pontuou que haverá tendência similar de irregularidades dependendo da região do Estado.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima – (85) 98727.1557 / 98814.4194
comunicacao@funceme.br