PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Estudante da UFC desenvolve aplicativo de previsão de ventos

12 de junho de 2017 - 14:58

Prevento Forecast mostra previsão de curto prazo para intensidade e direção do vento, densidade e potencial eólico com base em dados da Funceme

Após selecionada por um edital de inovação da Prefeitura de Fortaleza, a ideia de Tomás Dahas, estudante de graduação de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará, virou realidade. Ele desenvolveu um aplicativo de previsão de curto prazo para intensidade e direção do vento, densidade e potencial eólico no Ceará. O app Prevento Forecast já está disponível gratuitamente para dispositivos Android e, em breve, terá versão para iOS.

Na manhã desta segunda-feira, 12 de junho de 2017, Tomás Dahas esteve no auditório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para apresentar aos técnicos da instituição o Prevento Forecast, que utiliza o banco de dados da Funceme como base das previsões do aplicativo.

“Através das informações que obtemos pelo site da Funceme, manipulamos dados em algorítimos que desenvolvemos para extrapolar a previsão para alturas de 100m, por exemplo, que podem ser usadas pelos parques de geração de energia eólica, que são nosso público-alvo. Sem os dados da Funceme, o aplicativo não seria desenvolvido”, explica Dahas, enfatizando que o investimento neste momento é na divulgação do Prevento Forecast para o setor eólico. “Após o feedback deles, faremos atualizações e aperfeiçoamentos necessários ao aplicativo”.

Na fundamentação da ideia do aplicativo, o estudante argumenta que a energia eólica é uma prioridade na pauta da matriz energética brasileira. “Temos um desequilíbrio da matriz energética do País, concentrada nas usinas hidrelétricas. A energia eólica é uma das soluções para diversificar e o Ceará tem um potencial invejável nessa matriz. Um aplicativo que pode dar previsão para quem gera energia eólica é muito útil”

Fonte: Assessoria de comunicação da Funceme
12 de junho de 2017