PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Modelagem de qualidade da água – SRH quer estudo aplicado nos açudes cearenses

10 de maio de 2017 - 15:01

Reunião com o Banco Mundial tratou estratégias de implementação do modelo desenvolvido por Funceme e Cogerh

Na manhã desta terça-feira, 10 de maio de 2017, representantes do Banco Mundial, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) estiveram reunidos para elaborar estratégias de implementação do estudo de modelagem de qualidade da água em reservatórios cearenses. A Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH) quer aplicar nos 153 açudes monitorados a metodologia já desenvolvida em três reservatórios do Estado e apresentada em março deste ano.

O estudo “Desenvolvimento de uma Metodologia de Modelagem de Qualidade de Água para ser aplicada nos Reservatórios do Estado do Ceará” foi executado no âmbito do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR Ceará), no escopo de acordo de empréstimo celebrado entre o Banco Mundial e o Estado do Ceará.

O objetivo do estudo foi criar uma metodologia para avaliação e simulação da qualidade da água nos reservatórios cearenses, testada e adaptada à condição semiárida. Três foram os reservatórios selecionados para a implantação-piloto: Acarape do Meio (no município de Redenção), Araras (em Varjota) e Olho D’água (em Várzea Alegre).

A SRH entende que a modelagem de qualidade de água é uma importante ferramenta de apoio ao gerenciamento dos recursos hídricos. Dentre outros aspectos, merece especial destaque por possibilitar a geração de cenários futuros e de conhecimentos que orientem a formulação de políticas públicas. Por isso, o esforço para que o estudo seja aplicado nos demais reservatórios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
10 de maio de 2017