PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ipea realiza Seminário sobre potencial solar no semiárido e mudanças do clima

19 de abril de 2017 - 12:58

Funceme participa de painel do evento, que acontece em Brasília

Na manhã e na tarde de hoje, 19 de abril de 2017, acontece, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, o Seminário “O Potencial Solar no Semiárido Brasileiro e seu Papel Frente à Mudança do Clima”. O evento é uma realização do Ipea e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Entre os órgãos participantes, está a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), representada pela supervisora do Núcleo de Meteorologia, Meiry Sakamoto, que compõe o terceiro painel do Seminário, com o tema “Potencial Social: políticas de geração de energia como medida de redução da pobreza”.

Instituições nacionais e estaduais debatem os temas dos quatro painéis do evento, que também abordam “O Semiárido Brasileiro: mudanças climáticas e possibilidades de produção de energia solar”; “O Potencial Técnico da Energia Solar no Semiárido: regulação e inovação”; e “Viabilidade Econômica e Experiências de Geração de Energia e Renda com o Uso de Painéis Solares”. Entre os participantes estão representantes do Inpe, BNB, UFC, Rede Clima, UFRJ, Aneel e dos Ministérios da Integração, Minas e Energia, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Atlas solarimétrico

Em julho de 2011, a Funceme e a Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) lançaram Atlas Solarimétrico do Ceará, que reúne todas as informações sobre a incidência de radiação solar no Estado, desde 1963. A publicação mostra aos usuários qual a variação durante o ano da incidência de radiação solar e foi desenvolvida a partir das modelagens numéricas da Funceme, disponibilizando informações mensais e anuais sobre o tema desde 1963, gerando, inclusive, uma climatologia específica da variação dos dados de energia solar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
19 de abril de 2017