PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governador sanciona Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Funceme

6 de dezembro de 2016 - 21:11

O processo todo tramitou na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Gabinete do governador

O governador Camilo Santana sancionou nesta terça-feira (6), no Palácio da Abolição, o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 10 de novembro, o Plano prevê ainda a realização de concurso com 40 vagas para o órgão.

“Em um Estado que enfrenta as adversidades que enfrentamos com o semiárido, a Funceme tem papel estratégico. Quando assumi, não imaginava que iria enfrentar tantas dificuldades, crise financeira, quinto ano consecutivo de seca. Com uma equipe muito competente, temos conseguido minimizar os danos ao povo cearense e a Funceme tem desempenhado papel fundamental nesse processo”, disse.

Todo o processo tramitou na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Gabinete do governador. Atualmente, a Funceme tem quadro com 120 funcionários que atuam no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias nas áreas de Meteorologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Durante a solenidade, o meteorologista Raul Fritz presenteou o governador com um exemplar do livro “Satélites Meteorológicos: Imagens aplicações e curiosidades”.

De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, a conquista vai permitir a continuidade dos trabalhos em alto nível. “Essa é uma luta antiga, desde 2004, e é importante pois nos dá possibilidade de realizar concurso público para bons profissionais, mantendo a qualidade dos trabalhos que executamos ao longo da história. Quero agradecer a sensibilidade do governador Camilo Santana que permitiu que chegássemos a esse ponto. Hoje, todos estão falando sobre esse olhar diferenciado para a questão da seca”, afirmou.

Sônia Perdigão, presidente da Associação de Funcionários da Funceme e servidora desde 1987, acrescentou que o PCCS é um reconhecimento ao trabalho dos servidores da instituição. “O último concurso realizado na Funceme foi em 1994. Entraram 78 servidores e, hoje, apenas 19 deles continuam. Com esse novo Plano de Carreira e Salários, vai ser possível fazer um novo concurso com salários ajustados”, disse.

Servidor da Funceme há 39 anos, Luiz César Pinho é o mais antigo da instituição. “Essa é uma realização de todos nós. Isso era uma batalha de muitos anos e, graças a Deus e ao empenho do nosso governador, isso foi concretizado”, disse.

Melhorias na Funceme

Em março deste ano, o Governo do Ceará inaugurou novas estruturas para aperfeiçoar o monitoramento climático, como a nova Sala de Monitoramento e Previsão de Tempo e Clima, na sede da Funceme, em Fortaleza. A grande novidade do espaço é um moderno equipamento instalado em uma das paredes do local, com 12 monitores que, juntos, formam uma imensa tela para acompanhamento integrado e em tempo real dos vários sistemas monitorados diariamente pelos meteorologistas do órgão.

Além da entrega da Sala de Monitoramento e Previsão, foi também inaugurada uma sala de treinamento para a realização de palestras e cursos nas áreas de meteorologia, oceanografia, hidrologia, recursos ambientais, dentre outras. O espaço climatizado possui 20 estações de trabalho com computadores e projetor multimídia.

Fotos: José Wagner e Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem