PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Workshop prepara instituições para Seminário de Avaliação da Seca 2010-2016

1 de novembro de 2016 - 13:35

Reunidos na Funceme, instituições cearenses debatem impactos da estiagem e ações a serem apresentadas no evento nacional que será realizado no fim deste mês

Dezenas de instituições federais e de 11 estados do Nordeste e do Centro-Oeste estarão reunidas em Fortaleza, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2016 para a realização do Seminário “Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro”. O evento será realizado na sede do Banco do Nordeste, no Bairro Passaré, em Fortaleza.

O seminário será realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Banco Mundial, Banco do Nordeste, Agência Nacional das Águas (ANA), Ministério do Meio Ambiente e Governo do Estado do Ceará, através da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nesta terça-feira, 1º de novembro de 2016, a Funceme recebe em seu auditório Workshop com representantes das instituições estaduais que contribuirão para traçar avaliação do atual ciclo de seca no Ceará. Na abertura, o presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, apresentou a evolução e o agravamento da estiagem através dos mapas gerados mensalmente pelo Monitor de Secas do Nordeste. Estiveram presentes gestores e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).  

Durante o workshop, por teleconferência, Antônio Magalhães Rocha, assessor técnico do CGEE explicou que no Seminário do fim do mês e começo de dezembro estarão reunidos representantes nacionais e dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo, que fazem parte da Sudene. “Cada estado terá um tempo para mostrar e avaliar os impactos da estiagem e, num outro momento, serão apresentadas as ações e políticas para mitigar os efeitos da seca”.

Ele destacou que é necessária a realização do Seminário de Avaliação como um registro do mais prolongado período de seca, pois nos sete anos entre 2010 a 2016, seis foram de estiagem no semiárido nordestino, com exceção de 2011. “Isso é histórico e tentaremos evitar o que aconteceu no passado, quando depois de um ano de boas chuvas, as pessoas e instituições esquecem a Seca”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
1º de novembro de 2016