PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Meteorologista da Funceme dá palestra na Ambev Aquiraz

27 de junho de 2016 - 14:05

Meiry Sakamoto falou aos funcionários da unidade fabril sobre situação climática e hídrica no Ceará e tendências para 2017

Na última sexta-feira, 24 de junho de 2016, Meiry Sakamoto, chefe do Núcleo de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) esteve na Ambev Aquiraz para conversar com os funcionários da unidade fabril sobre as atuais condições de reservas hídricas no Ceará, as características climatológicas do Estado e tendências para 2017. A palestra ocorreu por convite da cervejaria, que tem como principal insumo a água potável.

Numa apresentação de cerca de 60 minutos, Sakamoto mostrou como ocorre o regime de chuvas do Ceará e nas macrorregiões, explicou sobre os atuais baixos níveis de reserva hídrica nos açudes cearenses e tirou dúvidas dos funcionários da Ambev. O encontro contou também com uma visita ao parque fabril, onde a meteorologista conheceu os processos da empresa no tratamento da água. A Ambev Aquiraz capta o principal insumo das bebidas no Rio Pacoti e opera com avançada tecnologia visando ao menor consumo de água na fabricação de cervejas e refrigerantes.

Diante da atual crise hídrica do Ceará, a empresa entendeu ser necessário mostrar um panorama do sistema hídrico e climático para sensibilizar os operários sobre a importância de reduzir ainda mais o consumo de água. Foi assim que surgiu o convite para a palestra da Funceme. A instituição tem recebido convites para participar de palestras e seminários em diversos eventos de diferentes setores. Por considerar fundamental a conscientização de todos quanto ao uso racional dos recursos hídricos, a Funceme se disponibiliza, sempre que possível, a participar desses encontros.

A Ambev investe em campanhas e tecnologias para diminuir a quantidade de água na fabricação se deus produtos. De 2002 a 2015, o consumo de água da empresa diminuiu 40,85%, de 5,36 litros para 3,17 litros de água a cada litro de bebida produzida no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme e www.ambev.com.br
27 de junho de 2016