PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governador autoriza contratação de empesas pra instalar estações agrometeorológicas em Piquet Carneiro

23 de junho de 2016 - 14:40

Equipamentos integram o Plano Piloto de Preparação para Secas no município, no escopo do Projeto São José III

Desde seu primeiro ato, em janeiro de 2015, o Governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira Santana, mostra sensibilidade com a atual estiagem e não mede esforços para planejar e desenvolver ações para o combate à Seca. Na noite desta quinta-feira, 23 de junho de 2016, ele autorizará a contratação de empresas para instalação de seis estações agrometeorológicas que integram o Plano Piloto de Preparação para Secas do município de Piquet Carneiro, no Sertão Central cearense. O Plano faz parte do escopo do Projeto São José III, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com recursos do Banco Mundial.

Cada estação é uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) Agrometeorológicos, sistema de aquisição de informações utilizado para monitorar parâmetros ambientais. Estes parâmetros são coletados através de sensores, armazenados e transmitidos automaticamente através do satélite americano GOES.

As estações foram especificadas e instaladas em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que também terá participação no monitoramento e avaliação dos dados. Atualmente, a Funceme obtém informações de 84 PCDs automáticas distribuídas nas macrorregiões cearenses.

Em Piquet Carneiro, as PCDs estarão localizadas nos distritos de Olho D’Água, Tataira, Logradouro, Barra do Serrote, Mororó e Ema dos Marinheiros.

Os equipamentos serão instalados numa torre metálica de 10 metros de altura e o conjunto da PCD também é integrado com um pluviômetro instalado separadamente, a 1,5m de altura (padrões estabelecidos pela Organização Meteorológica Mundial-OMM). O sistema é alimentado através de bateria e painel solar e o Datalogger (computador da PCD) possui um programa armazenado em memória não-volátil com as instruções e localização dos sensores.

Os sensores das PCDs são capazes de coletar 10 parâmetros:
1.    Temperatura do ar;
2.    Umidade relativa do ar;
3.    Precipitação;
4.    Pressão atmosférica;
5.    Radiação solar;
6.    Velocidade do vento;
7.    Direção do vento;
8.    Temperatura do solo em três níveis;
9.    Umidade do solo;
10.    Fluxo de calor no solo;

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
23 de junho de 2016