SRH, Funceme e Cirad assinam cooperação para fomentar pesquisa no Ceará
7 de abril de 2025 - 11:04 #ceará #cirad #pesquisa #srh

A ideia é unir esforços e compartilhar conhecimentos para enfrentar desafios comuns, especialmente no contexto das mudanças climáticas e da gestão sustentável da água. (FOTO: SRH/ Divulgação)
A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) firmaram um importante acordo de cooperação com o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), instituição científica de origem francesa voltada para o desenvolvimento sustentável em regiões tropicais e subtropicais.
O memorando de entendimento estabelece uma parceria científica e técnica voltada às áreas de recursos hídricos, ciências agronômicas, ambientais e sociais. O objetivo é promover atividades de pesquisa colaborativa, além de fomentar o intercâmbio de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e membros das equipes técnicas e administrativas das instituições envolvidas.
A cooperação prevê ainda o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e formação, que poderão ser submetidos a agências de fomento brasileiras, francesas e internacionais. A ideia é unir esforços e compartilhar conhecimentos para enfrentar desafios comuns, especialmente no contexto das mudanças climáticas e da gestão sustentável da água.
Para o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, “hoje formalizamos o documento para que se inicie uma grande parceria e novos desafios. A ideia é envolver os municípios e as comunidades nos estudos e não apenas os grandes reservatórios e/ou grandes transferências. O intercâmbio de pesquisadores vai promover grandes atividades de pesquisa que terão retorno para a gestão hídrica cearense.”
Além do presidente da Funceme, assinaram o documento o diretor regional do Cirad no Brasil e no Cone Sul, Dr. Pierre Marraccini; o representante do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) no Brasil, Abdelfettah Sifeddine; e o secretário executivo dos Recursos Hídricos, José Ailton Brasil, que atuou como testemunha do acordo.
Segundo José Ailton, “o Sistema dos Recursos Hídricos do Ceará, no qual faz parte a SRH e suas vinculadas, é uma referência para o país, e os cinco anos de parceria com o Cirad comprovam que seguiremos no caminho certo, utilizando cooperações de natureza científica para gerir a área dos recursos hídricos no Estado.”
Marraccini reforçou a continuidade da parceria: “É uma vontade do Cirad continuar trabalhando com a Funceme por mais cinco anos, por isso estamos aqui assinando esse contrato. Já existe o Projeto Sertões I, que é uma parceria do Cirad com a esfera pública, e temos interesse na execução do Projeto Sertões II, para continuar tratando da governança local da água.”
Abdelfettah Sifeddine, representante do IRD no Brasil, destacou a longa trajetória de cooperação: “Nossa parceria com o Ceará é de longa data, não só em recursos hídricos, mas em degradação do solo e observação do clima. Estamos sempre realizando ações complementares em conjunto com a Funceme e nosso desejo é que essa parceria se estenda o quanto possível for.”
Com vigência inicial de cinco anos, o memorando abre portas para novos avanços em ciência, tecnologia e cooperação internacional no campo da gestão hídrica.