PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Dia Mundial de Combate à Desertificação: Funceme lança livro na AL-CE

16 de junho de 2016 - 16:33

Solenidade acontecerá amanhã, 17 de junho, às 11h. Publicação será apresentada pelo presidente do órgão, Eduardo Martins

Amanhã, 17 de junho, será celebrado o Dia Mundial de Combate à Desertificação na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), em sessão solene às 11h. Estarão presentes autoridades e representantes de instituições que contribuem para a convivência da população no clima semiárido. Durante o evento, a Fundação Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) lançará o livro “Desertificação, Degradação das Terras e Secas no Brasil” que será apresentado pelo presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins.

A obra é fruto de parceria entre o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Funceme, que elaboraram juntos a publicação que consiste no estudo do Estado da arte da desertificação, degradação da terra e seca no Semiárido brasileiro, especificando as tecnologias e experiências de recuperação e mapeamento das áreas vulneráveis.

A publicação representa a contribuição brasileira ao documento O Panorama das Terras Secas da América Latina e Caribe (LAC Drylands Outlook). Esse trabalho será construído pela Iniciativa de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento das Terras Secas da América Latina e o Caribe (AridasLAC), organização de instituições que trabalham com desenvolvimento sustentável nas terras secas da região, sob coordenação da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina (Cepal).

Outra obra de relevância para o tema também será lançada no evento. O assessor especial do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Rocha Magalhães apresentará o livro “Degradação Neutra da Terra: o que significa para o Brasil?”.

Com larga experiência no tema da convivência com o semiárido, adquirida por décadas de pesquisas, projetos, trabalhos de campo e publicações, a Funceme tem destaque nacional e internacional pelas ações de combate à desertificação. O esforço da instituição já foi premiado com o certificado Dryland Champions, da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), conquistado em 2014 por reconhecimento aos benefícios trazidos pelo Projeto “Recuperação de Área Degradada em Processo de Desertificação na Sub-Bacia Hidrográfica do Riacho do Brum no Município de Jaguaribe-CE”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
16 de junho de 2016