Funceme lança projeto BRISAS com objetivo de fomentar a ciência entre mulheres e meninas no Ceará

18 de fevereiro de 2025 - 16:17 # # #

O BRISAS não apenas incentiva a participação feminina na ciência, mas também estimula a formação de jovens pesquisadoras que possam contribuir para o entendimento das mudanças climáticas e suas implicações para a sociedade (FOTO: ASCOM/Funceme)

O BRISAS não apenas incentiva a participação feminina na ciência, mas também estimula a formação de jovens pesquisadoras que possam contribuir para o entendimento das mudanças climáticas e suas implicações para a sociedade (FOTO: ASCOM/Funceme)

A inclusão de meninas e mulheres na ciência ganha mais um importante impulso com o lançamento do projeto “Gênero e Meio Ambiente: a participação de meninas e mulheres no desenvolvimento de protótipos para monitoramento ambiental” — denominado BRISAS. A iniciativa foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (18), na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Universidade de Fortaleza (Unifor), além do Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento Internacional (Cirad), o projeto BRISAS busca fomentar o interesse de alunas do ensino fundamental e médio na pesquisa científica, especialmente nas áreas de ciências ambientais, climáticas e computacionais.

A proposta visa capacitar as participantes para o desenvolvimento de instrumentos de medição ambiental de baixo custo, possibilitando um monitoramento eficaz do meio ambiente e contribuindo para o planejamento e uso sustentável dos recursos naturais.

A iniciativa terá como público-alvo estudantes e professoras de duas escolas públicas do Ceará: uma localizada na em Messejana, em Fortaleza, e outra na área rural do município de Aquiraz, sendo esta uma escola indígena. Além disso, pesquisadoras de diferentes órgãos governamentais do estado estarão envolvidas na orientação e desenvolvimento das atividades.

Mais detalhes

Aprovado pelo edital Meninas e Mulheres na Ciência, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto será desenvolvido em duas etapas. Inicialmente, as alunas responderão a um questionário para avaliar suas afinidades com disciplinas das ciências exatas. A partir desse diagnóstico, um grupo será selecionado para participar de capacitações conduzidas por pesquisadoras e estudantes de graduação. Os temas abordados incluirão climatologia, monitoramento ambiental e desenvolvimento de sensores.

Na segunda etapa, as estudantes desenvolverão e instalarão sensores ambientais baseados em microcontroladores para coletar dados, que serão posteriormente organizados em um banco de dados automatizado. Encontros periódicos serão promovidos para troca de experiências entre as participantes, fortalecendo o aprendizado e o engajamento no projeto.

Emponderamento com ciência

O BRISAS não apenas incentiva a participação feminina na ciência, mas também estimula a formação de jovens pesquisadoras que possam contribuir para o entendimento das mudanças climáticas e suas implicações para a sociedade.