PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme divulgará balanço da quadra chuvosa no dia 13

1 de junho de 2016 - 15:02

Serão apresentados mapas das precipitações no estado, macrorregiões e municípios

A quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio) terminou ontem e o que se observou no Estado foi a predominância de dias com poucas chuvas ou sem registro de precipitações. Os períodos de chuvas mais intensas e generalizadas foram pouco frequentes, curtos e espaçados, comprometendo a qualidade do nosso principal período de precipitações. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai divulgar o balanço oficial da quadra chuvosa em coletiva de imprensa no dia 13 de junho, às 9h30, em seu auditório (Avenida Rui Barbosa, 1246 – Aldeota).

Dados preliminares da Funceme mostram que o déficit de chuvas no quadrimestre foi de aproximadamente 45%. A instituição está finalizando e consolidando os dados (no calendário das chuvas de maio, ainda há postos com informações incompletas), mas já pode ser considerada a quinta quadra chuvosa seguida com precipitações abaixo da média no Ceará, agravando o quadro da Seca iniciada em 2012.
 
Na coletiva, serão apresentados os dados consolidados das chuvas no Estado, macrorregiões e municípios, com mapas das áreas onde as precipitações foram mais regulares e onde quase não choveu. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, vai mostrar quais fatores influenciaram o resultado da quadra chuvosa, assim como projeções de impactos do quinto ano de seca em setores diversos.

É importante ressaltar que a Funceme lançou previsões climáticas, em janeiro e fevereiro de 2016, apontando maiores probabilidades de precipitações acumuladas abaixo da média nos trimestres fevereiro-março-abril e março-abril-maio.   

Oceano Pacífico

Já foi amplamente divulgada pela imprensa cearense a informação de probabilidades significativas do desenvolvimento de La Niña já no segundo semestre de 2016, o que, dependendo do padrão de anomalias negativas das temperaturas superficiais, pode representar, se persistir, fator favorável às chuvas da próxima estação. Entretanto, a Funceme ressalta que é muito cedo para emitir qualquer prognóstico neste sentido.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
1º de junho de 2016