Funceme discute os desafios globais da desertificação e do desmatamento em evento na Arábia Saudita

9 de dezembro de 2024 - 17:57 # # # #

Coincidindo com o 30º aniversário da UNCCD, a COP16 é a maior conferência da ONU sobre terras até o momento (FOTO: Secitece)

Coincidindo com o 30º aniversário da UNCCD, a COP16 é a maior conferência da ONU sobre terras até o momento (FOTO: Secitece)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) está participando da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação (COP16), em Riad, na Arábia Saudita.

O evento reúne representantes de 196 países e destaca os desafios globais da desertificação, degradação das terras e os impactos do desmatamento e da agricultura intensiva. Durante a abertura, especialistas alertaram que é urgente a restauração de 1,5 bilhão de hectares de terras degradadas até o fim da década.

Além da Funceme, que está representada pelo presidente Eduardo Sávio Martins, o Ceará está presente com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio da titular da pasta, secretária Sandra Monteiro; e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.

Na COP16, os representantes do Ceará estão divulgando a 3ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID), que acontecerá em 2025, em Fortaleza.

Organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a Secitece, a Funceme e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a ICID busca fortalecer o diálogo e as soluções para os desafios enfrentados pelas regiões semiáridas do mundo.