Novo levantamento de solos do Ceará é lançado em e-book e aplicativo
9 de dezembro de 2024 - 14:12 #ceará #pedologia #solos
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio do Projeto São José, realizou, nos dias 5 e 6 de dezembro, a segunda edição da Feira Sabores e Saberes. A programação contou ainda com o I Seminário de Estudos de Solos do Ceará, realizado em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Durante o evento, a Funceme lançou o estudo inédito sobre os solos do estado. A pesquisa traz um mapeamento detalhado dos tipos de solos presentes em diversas regiões cearenses, suas características físicas e químicas, além de orientações sobre seu uso sustentável.
O material, que coloca o estado como um dos poucos com tais informações, está disponível como e-book gratuito para facilitar o acesso a estudantes, pesquisadores e gestores públicos.
Além disso, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis, que permite consulta rápida às informações georreferenciadas e interativas, proporcionando uma experiência prática e acessível.
Com a iniciativa, espera-se contribuir para um planejamento mais eficiente do uso da terra, com foco em práticas agrícolas mais sustentáveis, conservação ambiental e mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
O lançamento oficial contou com apresentação dos detalhes técnicos do estudo e uma demonstração prática do app. O material já está disponível para download nas plataformas Android e iOs.
No app Solos+Ceará, é obssível ter acesso a mapas interativos, assim como informações precisas sobre tipos de solo ao inserir coordenadas. O usuário pode ainda favoritar pontos marcando e salvendo locais importantes diretamente no mapa.
Essa ação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) reforça o compromisso com a geração de conhecimento e o desenvolvimento sustentável no estado.
“O Ceará é um estado muito grande e ainda com uma riqueza de solos, assim, este estudo foi desafiador. Considerando ainda que, ao longo dos últimos anos, a academia vem modernizando as classificações, o que fez com que a Funceme aumentasse a atenção para os detalhes do levantamento que, agora depois de lançado oficialmente, vai ajudar na tomada de decisão dos gestores, guiar o homem e a mulher do campo, além de contribuir para discussões científicas”, comenta o pesquisador da Funceme, Rafael Cipriano.