Projeto SWOT: palestra aborda o monitoramento de reservatórios no semiárido por sensoriamento remoto
5 de novembro de 2024 - 12:41 #ceará #ciência #pesquisa #recursos hidricos
O doutorando e pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Rafael Reis realiza, às 10h30 desta sexta-feira (8), a palestra intitulada “Monitoramento de reservatórios no semiárido por sensoriamento remoto”, que tem como referência que busca expandir a capacidade de observação e análise de pequenos reservatórios no Ceará.
Com o apoio de instituições como a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), oito pequenos reservatórios estão sendo monitorados desde 2022, com medições regulares de nível, área e volume de água. Esses açudes servem não apenas como um laboratório natural para calibração e validação dos dados da missão SWOT, que é fruto de uma colaboração entre a NASA e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES – França), mas também como uma fonte crucial de dados hidrológicos sobre a pequena açudagem no Ceará.
Essa pesquisa representa um avanço importante para o conhecimento e a gestão sustentável dos recursos hídricos na região, trazendo novas perspectivas para o semiárido e para as comunidades que dependem dessas águas.
O projeto está sendo realizado no âmbito do convênio de Doutorado em Cotutela entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Toulouse, na França, Rafael Reis reside atualmente, cumprindo o programa de internacionalização e interagindo de perto com pesquisadores do CNES e do Observatório Midi-Pyrénées (OMP).
A supervisão científica é conduzida pelos pesquisadores Dr. Eduardo Martins (UFC/Funceme) e Dra. Marielle Gosset (IRD/GET), assegurando uma abordagem franco-brasileira colaborativa, e conta com apoio financeiro da Funceme, Capes, Astef, IRD, Embaixada da França e CNES.