PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com participação da Funceme, Monitor de Secas é destaque em conferência em Genebra, na Suíça

18 de outubro de 2024 - 10:52 # # # #

Representantes de vários países estiveram presentes no evento (FOTO: Divulgação/ANA)

Representantes de vários países estiveram presentes no evento (FOTO: Divulgação/ANA)

O Monitor de Secas do Brasil, programa que tem como instituição central a a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) e apoio operacional da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi apresentado na Conferência Internacional sobre Resiliência à Seca (“High Level Meeting – Drought Resilience + 10 Conference), em Genebra, na Suíça.

Promovido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), o evento reuniu especialistas e autoridades de diversos países e instituições na sede da OMM para tratar da gestão do risco de secas e debater estratégias para encontrar soluções viáveis para fazer frente e mitigar impactos do fenômeno que afeta grande parte do planeta.

A ferramenta de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Brasil teve destaque em dois side events distintos, um coordenado pela Funceme, sendo representado pelo presidente Eduardo Sávio Martins com participação da coordenadora do Programa, Alessandra Daibert, e outro pelo Banco Mundial. Além disso, o Monitor também foi apresentado em uma sessão plenária (Worksteam), a convite da organização do evento.

Ainda na programação do High Level Meeting, Eduardo Sávio coordenou um side event para tratar da integração com outras iniciativas e expansão do Monitor para toda a América do Sul.

Além de destaque nas apresentações, o Monitor também foi colocado como experiência de sucesso pelo Dr. Mark Slovboda, do National Drought Mitigation Center, dos EUA, em sessão plenária como key note speaker da conferência.

Mais sobre o Monitor

O Monitor de Secas, que hoje conta com a participação de mais de 60 instituições parceiras, foi apresentado como um case de sucesso de aplicação e adaptação da metodologia desenvolvida pelo Centro de Mitigação de Secas da Universidade de Nebraska (EUA).

Em 2014, o Monitor de Secas iniciou suas atividades por meio da cooperação entre o então Ministério da Integração Nacional, a Funceme e o Banco Mundial, com enfoque na região Nordeste, onde tradicionalmente as secas são mais severas e recorrentes.

Desde o início de 2017, a ANA vem atuando como a Instituição Central de coordenação e articulação dos atores envolvidos, tendo a FUNCEME como instituição de apoio na operacionalização mensal do Monitor de Secas.

Hoje, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a ANA e a Universidade Federal do Ceará (UFC), com o apoio da Funceme, é realizada a gestão do Monitor de Secas. Nesse contexto, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos atua na operacionalização mensal do Programa, e também exerce o papel de autoria do Mapa no Bloco Regional do Nordeste.