PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Rio São Francisco: ANA, Funceme e UFC reunidas em videoconferência

19 de novembro de 2015 - 18:17

Instituições atualizaram relatórios de projeto sobre impactos do clima na bacia estendida

Na tarde desta quarta-feira, 19, técnicos da Agência Nacional das Águas (ANA), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Universidade Federal do Ceará (UFC) estiveram reunidos em videoconferência para apresentar relatórios do projeto “Adaptação do Planejamento e da Operação dos Recursos Hídricos à Variabilidade e Mudanças Climáticas na Bacia Estendida do Rio São Francisco”.  Iniciado em 2013, o estudo tem objetivo de mensurar o impacto das mudanças climáticas no processo de alocação de águas na bacia do Velho Chico até o ano 2100.

Participaram da Reunião pela Funceme Eduardo Martins e Juliana Oliveira; representando a UFC, Daniel Camelo; e a equipe da ANA foi composta por Marcio Nóbrega, Saulo Aires, Flávio Hadler Troger e Carlos Alberto Perdigão. O último encontro presencial relativo ao projeto aconteceu no mês de outubro em Fortaleza e contou com a realização de oficinas de capacitação da equipe técnica.

“Foram apresentados os resultados do relatório de impactos de mudanças climáticas nas vazões das bacias do Rio Piranhas-Açu e Jaguaribe e será discutida também a agenda de reuniões com os órgãos gestores de recursos hídricos do Nordeste, propondo uma série de reuniões que acontecerão no início de 2016, nas quais serão apresentados os resultados obtidos no projeto. Além disso, foram definidos os detalhes sobre as demandas futuras para o São Francisco. Com essas informações, daremos continuidade ao estudo de impactos de mudanças climáticas no processo de alocação de água da bacia em estudo”, diz Juliana Oliveira, uma das responsáveis pelo projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Carol Faria e Guto Castro
19 de novembro de 2015