Parceria entre SDA e Funceme concede novos equipamentos para laboratório de solos da UFC
18 de abril de 2024 - 14:59 #pedologia #sao jose #solos #ufc
O secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, e o gerente de Meio Ambiente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Manuel Rodrigues, entregaram 19 equipamentos para o Laboratório de Análises de Solos, Água, Tecidos Vegetais e Adubos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na quarta-feira (17). Pesquisadores da UFC e da Funceme também participaram da solenidade.
A entrega celebrou parceria entre a SDA e a Funceme, e visa dar suporte ao levantamento de reconhecimento dos solos do Ceará, que está em fase de conclusão, explicou o secretário Marcos Jacinto.
“Estamos consolidando uma importante parceria com a nossa Universidade Federal do Ceará com a entrega de 19 equipamentos que vão fortalecer, dar maior celeridade e melhores condições de trabalho ao laboratório da nossa universidade. Esta parceria está dentro de um grande acordo de cooperação técnica que envolve a SDA, por meio do projeto São José, a Funceme e a UFC. Além dessa entrega, também estamos realizando de forma conjunta com a Funceme o estudo dos solos do Ceará. É uma estratégia extremamente importante porque vai fornecer cada vez mais informações concretas e fortalecer as nossas ações da agricultura familiar do Ceará”, destacou.
Mapeamentos dos solos
O laboratório funciona através de cooperação técnica entre Funceme e UFC, e fica localizado no Departamento de Ciências do Solo/Centro de Ciências Agrárias da UFC. O representante da Funceme, Manuel Rodrigues, destacou a parceria entre as instituições. “A Funceme em parceria com o SDA está trazendo aqui os novos equipamentos, e essas parcerias são importantes para o fortalecimento da instrumentalização desse laboratório. A Funceme, por exemplo, utiliza bastante o laboratório nos seus mapeamentos de solos. O laboratório de solos é um instrumento relevante para o Ceará, por conta da importância que pode oferecer ao desenvolvimento agrícola, ao produtor rural, aos estudos e pesquisas não só no meio acadêmico, como também nas instituições como a Funceme”, pontuou.
O investimento na compra dos 19 equipamentos é da ordem de R$ 250 mil. O professor e coordenador do laboratório de solos da UFC, Helon Hébano, frisou que os novos equipamentos vão fortalecer as pesquisas na instituição.
“É muito difícil para a universidade chegar sozinha a pequenos produtores do interior do estado, que são principalmente aqueles que precisam de nossos serviços. A entrega dos equipamentos representa um novo momento e dá mais agilidade na entrega dos laudos, qualidade na entrega dos documentos e vai ser muito importante, sobretudo, do ponto de vista de participação em programas interlaboratoriais de qualidade. Esse é um novo momento para prestação de serviço em análise de solo, água, fertilizantes e tecidos vegetais”, agradeceu o pesquisador.