PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Chuvas do trimestre dezembro, janeiro e fevereiro ficaram abaixo da média

13 de março de 2015 - 16:54

Funceme lançou previsão no dia 01/12/2014 apontando maior probabilidade de seca nos três meses subsequentes

Após finalizado o processamento dos dados de precipitação no Ceará entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observou que as chuvas no trimestre avaliado ficaram na categoria abaixo da média. O valor da média climatológica para o período é de 255 milímetros e choveu no Estado somente 132,6mm.

A previsão climática para o trimestre observado foi divulgada no dia 1º de dezembro do ano passado e recebida como má notícia para os sertanejos já castigados por três anos seguidos de seca (2012-2013-2014). No documento, a instituição informou que havia maior probabilidade (42%) de chover abaixo da média no período estudado. As chances para as categorias em torno da média e acima da média eram de 33% e 25%, respectivamente. Agora, após passados os três meses, constatou-se que as precipitações ficaram com déficit de 48% em relação à média climatológica.

Na época em que lançou o documento, a Funceme esclareceu que a previsão não correspondia ao prognóstico da estação chuvosa de 2015 – compreendida entre os meses de fevereiro a maio –, mas sim à pré-estação de chuvas – dezembro e janeiro.

Os meteorologistas afirmaram que a influência do El Niño (aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial) e uma configuração desfavorável no Atlântico eram fatores que podiam influenciar negativamente as chuvas nos três meses avaliados na previsão. Foi o que aconteceu. Durante os três meses, somente em fevereiro houve precipitações mais frequentes, com atuação da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema indutor de chuvas no Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
13 de março de 2015