PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Pesquisa estima vazão para o Rio São Francisco e principais afluentes

16 de dezembro de 2014 - 15:09

Em parceria com Funceme e Unilab, pesquisador holandês aplicou modelo hidrológico na Bacia do Velho Chico

Na última sexta-feira, 12 de dezembro, o estudante holandês Melle Ykema, graduando da Universidade de Wageningen (Holanda), apresentou o resultado de sua pesquisa na Bacia do Rio São Francisco. No auditório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com transmissão para técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e para a Universidade de Potsdam (Alemanha), o pesquisador mostrou como aplicou, pela primeira vez, o modelo hidrológico semi-distribuído WASA-SED para toda a Bacia do Velho Chico, estimando vazões para todos os principais afluentes do principal Rio do Nordeste Brasileiro.

O trabalho de Melle Ykema é fruto da parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Wageningen University (Holanda) e Funceme. Ele é o segundo estudante holandês a realizar estágio de três meses no Ceará, no âmbito dessa parceria. O primeiro foi o mestrando Sijmen Weesie, que avaliou as atuais regras de operação de reservatórios no Estado por meio do monitoramento que vem sendo realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) há mais de 15 anos.

As instituições já estão organizando o estágio para um terceiro estudante, em fevereiro de 2015, como também um programa de mestrado completo para 2015. As pesquisas são supervisionadas pelo professor Alexandre Cunha Costam, Pró-Reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis da Unilab, e pelo Dr. Pieter van Oel (Wageningen University). Os trabalhos sempre abrangerão temas de projetos em Recursos Hídricos desenvolvidos pela cooperação científica entre a Funceme e a Unilab.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
16 de dezembro de 2014