PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Monitoramento das temperaturas dos oceanos é feito semanalmente

16 de outubro de 2014 - 14:38

Funceme tem ferramenta disponível no seu site que acompanha, por exemplo, dados do Pacífico para ver evolução do El Niño

As temperaturas dos oceanos Atlântico e Pacífico influenciam diretamente na qualidade da quadra chuvosa no Ceará. O monitoramento das anomalias positivas ou negativas e o posicionamento das águas mais quentes ou mais frias que o normal são fatores determinante para os prognósticos climáticos elaborados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Dessa forma, a instituição elaborou um produto de monitoramento global semanal das temperaturas dos oceanos baseadas em dados do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). As informações, além de serem utilizadas pelos meteorologistas, podem também ser acessadas através do site da Funceme. Para isso, basta clicar em Produtos e Serviços, depois em Clima.

El Niño em 2015?

De acordo com o meteorologista Leandro Valente, responsável por organizar o produto de monitoramento global, será através dessa ferramenta que a Funceme vai poder confirmar, ou não, a atuação do fenômeno El Niño no início de 2015. “Atualmente, o sinal está forte, pois, de fato, o Pacífico Equatorial está mais aquecido que o normal, o que caracteriza o fenômeno. Mas, ainda é cedo para fazermos uma previsão climática baseada nisso. Existe uma preocupação porque sabemos que anos de El Niño tendem a ser poucos chuvosos no Ceará. Dessa forma, após três anos de seca no Estado, essa informação das temperaturas dos oceanos fica ainda mais relevante”, informa.

Link:
http://www.funceme.br/index.php/areas/clima/monitoramento-global-semanal

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
3 de agosto de 2014