PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Categoria: Monitor de Secas

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), junto à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza nos dias 5 e 6 de novembro a IV Reunião de Avaliação do Monitor de Secas.

O Monitor de Secas do Brasil, programa que tem como instituição central a a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) e apoio operacional da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi apresentado na Conferência Internacional sobre Resiliência à Seca (“High Level Meeting - Drought Resilience + 10 Conference), em Genebra, na Suíça.

Brasil é reconhecido internacionalmente como o país com a maior disponibilidade hídrica do mundo por ter 12% da água doce do planeta. Por outro lado, o território brasileiro tem passado por seca em todos os meses desde julho de 2014, quando teve início o acompanhamento do fenômeno pelo Programa Monitor de Secas, trabalho coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e que conta com uma rede de instituições federais, estaduais e distritais. Para avaliar o que já foi feito pelo Monitor e discutir o futuro dessa iniciativa realizada a várias mãos, a ANA e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funcceme) realizam evento nos dias 21 e 22 de agosto, quarta e quinta-feira, no Hotel Oasis Atlântico, em Fortaleza, com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros sobre a temática. 

O mapa mais recente do Monitor de Secas aponta que o Ceará apresentou, em junho, o cenário mais positivo desde o mesmo período do ano passado.

O Ceará manteve as condições de seca relativa observadas em abril, segundo informações apresentadas nesta quarta-feira (19) no mapa mais recente do Monitor de Secas.

O mapa mais recente do Monitor de Secas, publicado nesta segunda-feira (20), aponta que o Ceará apresentou o cenário mais positivo desde junho de 2023.

O Ceará apresentou variação na área do estado classificada sem seca relativa, conforme o mapa mais recente do Monitor de Secas.

O Ceará voltou a apresentar área sem seca relativa após quatro meses, conforme dados do Monitor de Secas divulgados nesta quarta-feira (20).

Os níveis de seca relativa mantiveram-se estáveis no Ceará conforme o mapa mais recente do Monitor de Secas.

O Ceará já apresenta 82,33% de seu território com seca, conforme mapa mais recente do Monitor de Secas