Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Glossário Técnico

Inicia com Contenha Termo Exato
All A B C D E F G I J L M N O P R S T U V Z
Termo Definição
Nascer do Sol

Aparecimento diário do Sol no horizonte oriental, que acontece devido ao movimento de rotação da Terra. Termo relacionado: Poente ou Pôr-do-Sol.

National Oceanic and Atmospheric Adminis

eção do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, é a organização de origem do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (National Weather Service). Promove a administração do meio-ambiente, em nível global, com ênfase para os recursos atmosféricos e marinhos. Para informação adicional, contate o NOAA, situado em Silver Spring, Maryland.

Nevasca

Condição severa do tempo caracterizada por temperaturas reduzidas, ventos de 56km/h, ou mais, e grande quantidade de neve precipitando ou sendo soprada pelo vento. Esta condição freqüentemente reduz a visibilidade para cerca de 400 metros, ou menos, e persiste por pelo menos três horas. Uma nevasca violenta é caracterizada por temperaturas ao redor de -12°C (10°F ), ou inferiores, ventos que excedem 72km/h e visibilidade reduzida quase a zero pela precipitação de neve.

Neve

Precipitação congelada, sob a forma de cristais de gelo translúcidos ou brancos, em geral em forma hexagonal e complexamente ramificados. É produzida freqüentemente por nuvens do tipo stratus, podendo também ocorrer pancadas de neve a partir de nuvens do tipo cumulus. Normalmente os cristais são agrupados em flocos de neve. É informada como "SN" em observações meteorológicas e em código METAR.

Neve Acumulada

Refere-se à quantidade de neve precipitada num dado período, normalmente representada em centímetros de altura de neve.

Névoa Seca

Suspensão de partículas de poeira fina e/ou fumaça no ar. Invisíveis a olho nu, as partículas reduzem a visibilidade e são suficientemente numerosas para dar ao ar um aspecto opaco. É referida como "HZ" em observações meteorológicas e em código METAR.

Névoa Úmida

Conjunto de gotas d'água microscópicas, suspensas na atmosfera. Não reduz a visibilidade, como o nevoeiro e freqüentemente é confundida com chuvisco.

Nevoeiro

Agregado de minúsculas gotas d'água, suspensas na atmosfera, que se forma junto à superfície da Terra, reduzindo a visibilidade horizontal para menos de mil metros. É formado quando a temperatura do ar e o ponto de orvalho tornam-se próximos, ou iguais, e quando suficientes núcleos de condensação estão presentes. É referido como "FG" em observações meteorológicas e em código METAR.

Nimbustratus

Nuvem típica da formação de chuva ou neve. Muitas vezes, a elevada intensidade de precipitação gerada não permite a observação da base destas nuvens. Geralmente associadas com as condições climáticas do outono e do inverno, estas nuvens podem, no entanto, ocorrer em qualquer estação.

Medida de velocidade náutica, igual à velocidade na qual uma milha náutica é percorrida em uma hora. Utilizado principalmente para interesses marítimos e em observações do tempo. Um nó é equivalente a 1,852 quilômetros por hora ou 1,151 milhas por hora.

Normal

Valor reconhecido como padrão, para um parâmetro meteorológico. Considera a média de sua ocorrência, em um determinado local, por um período definido de anos. Normal encontra-se associado à distribuição de valores dentro de uma faixa de incidência habitual. Os parâmetros considerados podem incluir temperaturas (máxima, mínima e variações), pressão, umidade relativa, precipitação (chuva, neve, etc.), ventos (velocidade e direção), ocorrência de temporais, cobertura por nuvens, entre outros.

Nublado

Condição na qual ocorre cobertura total da abóbada celeste, por uma camada de nuvens. O conceito resulta da divisão da abóbada celeste em oito oitavos, considerados no somatório da área recoberta por nuvens, para uma camada específica.

Núcleos de Condensação

Pequenas partículas existentes no ar. Sua presença possibilita a condensação do vapor d'água existente na atmosfera, resultando na formação de gotas d'água.

Nuvem

Um conjunto visível de partículas minúsculas de matéria, como gotículas d'água e/ou cristais de gelo, no ar. Uma nuvem se forma na atmosfera como resultado da condensação do vapor d'água sobre núcleos de condensação.

Nuvem Esparsas

Condição na qual ocorre cobertura de três a quatro oitavos da abóbada celeste, por uma camada de nuvens. O conceito resulta da divisão da abóbada celeste em oito oitavos, considerados no somatório da área recoberta por nuvens, para uma camada específica.

Glossary 2.8 uses technologies including PHP and SQL

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
ABRIL 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados