Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

◄ Voltar

Seminário sobre Secas , Impactos e Respostas

Funceme 
 
 28 Out 2013 00:00
Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)   |   Brasil

Organização

Governo do Estado do Ceará, CGEE

Apoio

Ministério da Integração Nacional, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil, Banco Mundial

Motivação

O Nordeste brasileiro vem enfrentando, desde 2012, uma das secas mais severas dos últimos 50 anos, com enormes impactos econômicos, sociais e ambientais. A sociedade e o governo, ou os governos, vem reagindo através de diversas formas, buscando minorar os impactos e melhorar a convivência com a adversidade.

Ao mesmo tempo, o Governo Brasileiro, através do Ministério da Integração Nacional, desenvolve trabalho para reforçar a política nacional sobre secas. O fenômeno também ocorre em outras partes do mundo. Para citar apenas um caso, a Namíbia, que sediou neste ano a Décima Primeira Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, (UNCCD) também enfrenta nestes últimos dois anos a pior seca de várias décadas, com impactos severos sobre metade de sua população.

Com as mudanças climáticas, as secas podem tornar-se ainda mais frequentes e severas. Com este Seminário, busca-se documentar a seca de 2012-2013, discutir a experiência do Nordeste e de outros lugares do mundo no enfrentamento de secas e extrair lições que possam ser úteis para melhorar a convivência e aumentar a resiliência do Nordeste ao fenômeno, promovendo melhor adaptação às variações atuais e futuras do clima.

Neste contexto, busca-se também avançar em aspectos importantes para a consolidação de uma política nacional sobre secas, sob a liderança do Ministério da Integração Nacional, com o apoio de outras instituições nacionais e internacionais.

 


Telefone: (85) 4009-6300
Endereço : Av. Br Studart, 1980 - Aldeota, Fortaleza - Ceará, 60120-901 ‎
 
 

Todas as Datas:

  • 28 Out 2013
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados