Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme realiza encontro com agricultores e técnicos para explanar sobre meteorologia e levantamento de solos

Profissionais da Ematerce e lideranças rurais foram treinados para disseminar informações agrícolas em suas respectivas regiões
 

 

Técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) participaram, nesta quarta-feira (31), de oficina no Centro de Treinamento de Ensino e Extensão Rural (Cetrex), em Caucaia, para transferir informações de natureza meteorológica e do novo levantamento de solos a agricultores e profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

 

Tendo como principal objetivo a transferência de conhecimento aos produtores rurais, a supervisora do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, afirma que a participação na oficina foi uma oportunidade ímpar para a explanação sobre temas como tempo e clima, monitoramento e, principalmente, previsão climática.

 

“Foram apresentadas explicações sobre como a previsão climática é elaborada e porque é apresentada em categorias (acima, em torno e abaixo da normal). Também foi importante explicar como as probabilidades são definidas e a interpretação das mesmas. Espero que a participação dos técnicos com dúvidas e perguntas também ocorra da mesma forma, interessada e construtiva nas demais oficinas”, afirmou a meteorologista.

 

Após este primeiro encontro, a Funceme ainda estará presente em outros dois: no dia 7 de novembro, em Quixeramobim e no dia 5 de dezembro, em Juazeiro do Norte.

 

Presente no evento, as técnicos da equipe de solos da área de Meio Ambiente da Funceme Sônia Perdigão e Roberto Bezerra Leite ministraram palestra sobre o atual projeto de Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos, que está sendo executado em com recursos do Projeto São José III.

 

“O público ficou bastante interessado no uso dessas informações e nos benefícios que elas podem trazer ao setor agrícola, no apoio às decisões de concessão do crédito agrícola, seguro safra, programas ligados ao pequeno agricultor, distribuição de sementes, entre muitas outras aplicações e entenderam ainda que o estudo irá gerar uma importante ferramenta para o manejo e conservação do solo e da água do Estado, ajudando na implantação de uma estratégia de desenvolvimento em bases sustentáveis, que favoreça a manutenção da capacidade produtiva das terras”, comentou a pesquisadora Sônia Perdigão.

 

Para o coordenador dos Núcleos de Irradiação de Tecnologia da Ematerce, Nizomar Falcão, a transparência em temas em que são de grande importância para agricultores, pode ajudar na tomada de decisão a partir da melhor compreensão das informações de tempo e clima, além de solos.

 

“Como a Funceme domina o conhecimento, a Ematerce entendeu que era oportuno, com a proximidade da quadra chuvosa, este encontro para que os agricultores tenham mais consciência na hora de plantar, por exemplo. A sensação que tenho é que, pelo interesse demonstrado pelos participantes, este momento será de grande valia”, finalizou o engenheiro agrônomo.

 

Atendimento à Imprensa

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557
E-mail:          O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
NOVEMBRO 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados