Topo da página

Conteúdo do site

Coluna do centro

Glossário Técnico

Inicia com Contenha Termo Exato
All A B C D E F G I J L M N O P R S T U V Z
Page:  « Prev ... 2 3 4 5 6... Next »
Termo Definição
Corrente de Jato

Área de ventos fortes concentrados em uma faixa relativamente estreita na troposfera superior em latitudes médias e regiões subtropicais dos Hemisférios Sul e Norte. Fluindo em uma faixa semi-contínua ao redor do globo, de oeste para leste, as Correntes de Jato são causadas por variações na temperatura do ar quando o ar polar frio, que se move para o Equador, encontra o ar equatorial quente, que está se movendo para os pólos. São marcadas por uma elevada concentração de isotermas e por um intenso cisalhamento vertical. Termo relacionado: Jato Subtropical.

Crista

Área alongada de alta pressão atmosférica, associada a uma área de máxima circulação anticiclônica. É o oposto de Cavado.

Cumulunimbus

Nuvem resultante do desenvolvimento vertical de nuvem cumulus, freqüentemente recoberta por elemento em forma de bigorna. Também chamada de nuvem de temporal, é freqüentemente acompanhada por pesadas pancadas de chuva, raios, trovões e, às vezes, granizo, rajadas fortes de vento e tornados.

Cumulus

Uma das três formas básicas de nuvem (as outras são cirrus e stratus). Também é um dos dois tipos de nuvem baixa. É uma nuvem com desenvolvimento vertical, com bases planas e superfícies superiores em forma de domo ou couve-flor. A base da nuvem encontra-se freqüentemente abaixo de 900 metros (3.000 pés), mas a altura do topo pode variar. Nuvens pequenas e esparsas do tipo cumulus estão associadas com tempo bom (cumulus humilis). Com o aquecimento adicional da superfície da Terra, elas podem se desenvolver verticalmente ao longo do dia, podendo o topo desta nuvem alcançar facilmente 6.000 metros (20.000 pés) de altura, ou mais, na troposfera. Sob condições atmosféricas específicas, estas nuvens podem se transformar em nuvens maiores, conhecidas como cumulus congestus e podem produzir chuva. A continuidade no seu desenvolvimento pode resultar na criação de nuvem do tipo cumulonimbus.

Densidade

Razão entre massa de uma substância e o volume que ela ocupa. Em oceanografia, é equivalente à gravidade específica e representa a razão entre o peso de um determinado volume de água do mar com o peso de igual volume de água destilada, a 4,0 graus Celsius ou 39,2 graus Fahrenheit.

Depressão

Utilizada como sinônimo para os termos: sistema de baixa pressão, baixa ou cavado. Também se aplica a uma fase de desenvolvimento de um ciclone tropical, conhecida como depressão tropical, para distinguir este fenômeno de outras características sinóticas.

Depressão Tropical

Ciclone tropical, no qual a velocidade dos ventos contínuos em superfície não ultrapassa 60km/h (33 nós). Apresenta uma ou mais isóbaras fechadas. Pode se formar lentamente a partir de um distúrbio tropical, ou de uma onda de leste com desenvolvimento organizado.

Dióxido de Carbono (CO2)

Um gás pesado e incolor que é o quarto componente mais abundante do ar seco, contribuindo com 0,033% de seu total. Termo relacionado: Ar.

Distúrbio

Este termo apresenta várias aplicações. É utilizado para descrever uma área de baixa pressão, ou ciclone, com dimensões reduzidas ou pouco significante. Também pode ser utilizado quando uma área está exibindo sinais de desenvolvimento ciclônico. O termo também é empregado para definir uma fase de desenvolvimento de um ciclone tropical, conhecida como distúrbio tropical, para distinguí-la de outros fenômenos sinóticos.

Distúrbio Tropical

Ciclone tropical, no qual a velocidade dos ventos contínuos em superfície não ultrapassa 60km/h (33 nós). Apresenta uma ou mais isóbaras fechadas. Pode se formar lentamente a partir de um distúrbio tropical, ou de uma onda de leste com desenvolvimento organizado.

Divergência

Movimento do vento associado ao fluxo horizontal do ar para fora de uma região específica. Divergência em níveis mais baixos encontra-se associada ao movimento descendente do ar. Oposto de convergência.

Efeito Coriolis

Força por unidade de massa que deriva apenas da rotação da Terra e que age como força de deflexão. Depende da latitude e da velocidade do objeto em movimento. No Hemisfério Sul, o ar se desvia para a esquerda de sua trajetória, enquanto que no Hemisfério Norte se desvia para a direita. A força é máxima nos pólos e quase nula no Equador.

Efeito Estufa

Fenômeno natural associado, principalmente, à presença de dióxido de carbono e vapor d'água na atmosfera. Estes gases permitem que os raios solares atravessem a atmosfera, mas impedem que parte do aquecimento resultante retorne para o espaço. Como resultado, ocorre uma elevação da temperatura observada na parte mais baixa da atmosfera.

El Niño

Aquecimento cíclico da temperatura da água do mar no Oceano Pacífico Oriental e na costa ocidental da América do Sul, que pode resultar em variações nos padrões climáticos em diversas regiões do planeta. Este fenômeno ocorre quando águas quentes equatoriais deslocam águas mais frias da Corrente de Humbolt, interrompendo seu processo de ascensão. Termo relacionado: Oscilação Sul.

Elevação da Estação

Distância vertical com relação ao nível médio do mar, que é o nível de referência para todas as medidas de pressão atmosférica naquela estação.

Page:  « Prev ... 2 3 4 5 6... Next »
Glossary 2.8 uses technologies including PHP and SQL
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados