Topo da página

Conteúdo do site

Coluna do centro

Glossário Técnico

Inicia com Contenha Termo Exato
All A B C D E F G I J L M N O P R S T U V Z
Page:  « Prev 1 2 3 4 5... Next »
Termo Definição
Circulação Descendente de Vale e Montanh

Aquecimento de um fluxo de ar, como resultado de seu deslocamento descendente ao longo da encosta de uma colina ou montanha. Oposto de circulação ascendente.

Cirrostratus

Nuvem de formato cirrus. Desenvolve-se a partir do espalhamento de nuvens cirrus, resultando em uma camada fina, regular e esbranquiçada. Pode dar ao céu um aspecto leitoso ou como se recoberto por um véu. Quando vista da superfície da Terra, os cristais de gelo presentes nesta nuvem podem criar o efeito de halo ao redor do Sol ou da Lua. Esta nuvem é uma boa precursora de precipitação, indicando sua possível ocorrência entre 12 a 24 horas.

Cirrucumulus

Nuvem de formato cirrus, com desenvolvimento vertical. Possui a aparência de uma fina camada de pequenas bolas brancas, gerando um efeito ondulado. Cria geralmente um céu escamado, uma vez que as ondulações podem se assemelhar a escamas de peixe. Às vezes é confundida com altocumulus, porém, apresenta massas individuais menores e não lança sombra em outros elementos. É o tipo de nuvem menos comum e se forma freqüentemente a partir das nuvens cirrus ou cirrostratus, com as quais é associada no céu.

Cirrus

Uma das três formas básicas de nuvem (as outras são cumulus e stratus). Também é um dos três tipos de nuvem alta. Cirrus é uma nuvem fina ou delgada, composta de cristais de gelo, que aparece freqüentemente com a forma de véus ou como cordões. Nas latitudes médias, normalmente são encontradas formações dessas nuvens entre 6.000 e 9.000 metros (20.000 e 30.000 pés) de altura. É considerada como a nuvem de formação mais elevada, com exceção do topo das bigornas de nuvens cumulonimbus que, ocasionalmente, atingem maiores alturas.

Cisalhamento Direcional

Rajada de vento criada por uma mudança abrupta na direção do vento com altura.

Clima

O registro histórico e a descrição da média diária e sazonal de eventos associados ao tempo, que ajudam a descrever uma região. As estatísticas são geralmente calculadas a partir de várias décadas de observação. A palavra é derivada do grego, "klima", significando inclinação e refletindo a importância atribuída à influência do Sol, por estudiosos na antiguidade.

Climatologia

O estudo do clima. Envolve a caracterização e análise do clima, a partir de séries temporais de variáveis de tempo.

Coalescência

A fusão de duas gotas de água em uma única gota maior.

Condensação

Processo através do qual o vapor de água passa do estado gasoso para o estado líquido. É o processo físico oposto à evaporação.

Condução

Transferência de calor através de uma substância, por meio de ação molecular ou transferência de calor resultante do contato entre duas substâncias.

Congelamento

Um dos processos associados à transformação do estado de uma substância. Neste caso passagem de estado líquido para o estado sólido. É o oposto de fusão. Termo relacionado: Ponto de Congelamento.

Convecção

Movimentos em um fluido, responsáveis pelo transporte e mistura de suas propriedades. Estas propriedades podem ser calor e/ou umidade. Quando utilizada para indicar somente movimento vertical ascendente, é o oposto de subsidência.

Convergência

Movimento do vento associado ao fluxo horizontal do ar para dentro de uma região específica. Convergência em níveis mais baixos encontra-se associada ao movimento ascendente do ar. Oposto de divergência.

Coordenada de Tempo Universal

Convenção utilizada para identificar o tempo de referência no planeta, definido a partir do fuso horário Zero. Este fuso abrange o meridiano de referência, que passa por Greenwich, Inglaterra, onde este método de divisão de tempo mundial foi inicialmente utilizado. Segundo o método, o globo é dividido em 24 fusos horários de 15 graus de arco, ou distantes uma hora entre si. A leste do meridiano de Greenwich, os fusos vão de uma a 12 horas, antecedidos pelo sinal negativo (-), indicando o número de horas a ser subtraído para se obter o Tempo Médio de Greenwich (TMG). A oeste, os fusos horários vão de uma a 12 horas, mas são antecedidos pelo sinal positivo (+), indicando o número de horas a ser somado para se obter o TMG. Termos relacionados: Tempo Médio de Greenwich, Zulu-Coordenadas do Tempo.

Corredor dos Tornados

Corredor geográfico nos Estados Unidos que se extende no sentido norte, doTexas ao Nebraska e Iowa. Em números absolutos, esta é a região dos Estados Unidos com maior registro de ocorrência de tornados.

Page:  « Prev 1 2 3 4 5... Next »
Glossary 2.8 uses technologies including PHP and SQL
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados