Topo da página

Conteúdo do site

Coluna do centro

Glossário Técnico

Inicia com Contenha Termo Exato
All A B C D E F G I J L M N O P R S T U V Z
Page:  « Prev 1 2 3 4 5... Next »
Termo Definição
Carta Sinótica

Qualquer mapa ou gráfico que descreva as condições meteorológicas ou atmosféricas, para uma área extensa, em um dado momento.

Cavado

Área alongada de baixa pressão atmosférica que é associada com uma área de circulação ciclônica mínima. Oposto de Crista.

Ceilômetro

Instrumento utilizado para medir a elevação da base de uma nuvem. Pode basear-se na utilização de laser, através do registro do tempo necessário para que o raio de luz emitido seja refletido pela base da nuvem e retorne para o equipamento. Procedimentos de triangulação são aplicados quando utilizadas outras fontes de luz.

Células de Circulação

Grandes áreas de circulação do ar, criadas pela rotação da Terra e pela transferência de calor, proveniente do Equador, em direção aos pólos. A circulação é restrita a uma região específica, como os trópicos, regiões de clima temperado ou polar, o que influencia no tipo de clima de ocorrência nestas regiões.

Centro Natural de Furações

Seção do Centro de Previsões Tropicais (Tropical Prediction Center), é o setor do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (National Weather Service) responsável pelo rastreamento e pelas previsões de ciclones tropicais no Atlântico Norte, Caribe, Golfo do México e Pacífico Oriental. Para mais informações, contate o NHC, em Miami, Flórida.

Céu Claro

O estado do céu, quando nenhuma nuvem ou obscurecimento são observados ou detectados do ponto de observação.

Chuva

Precipitação na forma de água líquida, com gotas apresentando dimensão superior a 0,5mm. Se dispersão for elevada, esta dimensão pode se reduzir. É reportada como "RA" em observações meteorológicas e em código METAR. A intensidade de chuva é baseada na taxa de sua queda. "Muito Leve" resulta de gotas dispersas que não chegam a molhar completamente uma superfície. "Leve" apresenta taxa de queda inferior a 2,5mm por hora. "Moderada" apresenta taxa de queda entre 2,5mm e 7,5mm por hora. "Forte" apresenta taxa de queda superior a 7,5mm por hora.

Chuva Acumulada

Valor acumulado de precipitação de qualquer tipo, principalmente da água em estado líquido. É usualmente a quantidade medida através de um pluviômetro. Termo relacionado: Chuva.

Chuvisco

Precipitação que cai lentamente em forma de minúsculas gotas d'água, com diâmetros inferiores a 0,5 milímetros. Provém de nuvens do tipo stratus e é freqüentemente associada com baixa visibilidade e nevoeiro. É referida como DZ em observações meteorológicas e em código METAR.

Ciclo da Água

O transporte vertical e horizontal de água, em todos os seus estados, entre a terra, atmosfera e mares.

Ciclogênese

Processo que cria um novo sistema de baixa pressão, ou ciclone, ou intensifica um sistema pré-existente.

Ciclone

Área com pressão inferior àquela apresentada em áreas circunvizinhas, considerando-se um mesmo nível. Resulta em convergência de ventos, os quais se movem no sentido horário no Hemisfério Sul e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Também conhecida como área de baixa pressão; é o oposto de uma área de alta pressão, ou anticiclone. Termo relacionado: Anticiclone.

Ciclone Extratropical

Qualquer ciclone de origem não tropical. Geralmente considerado como um ciclone frontal migratório, encontrado nas médias e altas latitudes.

Ciclone Tropical

Sistema de baixa pressão de núcleo quente, que se desenvolve sobre águas tropicais e, às vezes, subtropicais. Possui circulação organizada ao redor de seu centro. Dependendo da intensidade dos ventos em superfície, o sistema pode ser classificado como distúrbio tropical, depressão tropical, tempestade tropical ou furacão.

Circulação

Fluxo ou movimento de um fluido em ou por uma determinada área ou volume. Em meteorologia, é utilizado para descrever o fluxo de ar quando de seu movimento em um sistema de pressão na atmosfera. Descreve padrões menores em sistemas de pressão semi-permanentes como também as correntes de ar em escala global, de relativa permanência. Em oceanografia, é utilizado para descrever o fluxo da corrente de água dentro de uma grande área, normalmente um padrão circular fechado como no Atlântico Norte.

Page:  « Prev 1 2 3 4 5... Next »
Glossary 2.8 uses technologies including PHP and SQL
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados