Topo da página

Conteúdo do site

Coluna do centro

Glossário Técnico

Inicia com Contenha Termo Exato
All A B C D E F G I J L M N O P R S T U V Z
Page:  « Prev 1 2 3 4 5... Next »
Termo Definição
Ar

Mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Os principais gases que compõem o ar seco, e respectivos percentuais de contribuição, são nitrogênio (N2) 78,09%, oxigênio (O2) 20,946%, argônio (A) 0,93% e dióxido de carbono (CO2) 0,033%. O vapor d'água (H2O) é um dos componentes mais importantes do ar e um dos mais importantes gases em meteorologia.

Arco-Íris

Arco luminoso que exibe todas as cores do espectro visível de luz, do vermelho ao violeta. É criado por refração, pelo reflexo total e pela dispersão da luz. É visível, quando os raios solares atravessam uma camada de ar contendo água vaporizada ou gotas d'água, o que ocorre durante ou imediatamente após uma chuva. O arco-íris sempre é visto no céu do lado oposto em que está o Sol.

Árido

Termo utilizado para definir um clima extremamente seco, onde, a concentração de umidade no ar não é suficiente para garantir a manutenção da vida. É considerado como o oposto de úmido quando se fala em climas.

Atmosfera

Porção gasosa do meio físico que envolve um planeta. No caso da Terra, está situada mais ou menos próxima à sua superfície em razão da atração gravitacional. A atmosfera divide-se em: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera.

Atmosfera Padrão

Termo definido pela Organização Internacional de Aviação Civil (International Civil Aeronautical Organization - ICAO). É definida por temperatura média ao nível do mar equivalente a 15°C, pressão na superfície de 1.013,25 milibares, ou 760 milímetros de mercúrio e redução de temperatura igual a 0,65°C, a cada 100 metros, até 11 quilômetros de altitude.

Aviso de Furacão

Nota formal, divulgada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (National Hurricane Center-NHC). Esta comunicação, acompanhada por recomendações, é divulgada quando a análise das condições atmosféricas indica que áreas litorâneas e/ou grupo de ilhas estarão potencialmente sob a ameaça de furacão, nas 24 horas seguintes. O Aviso de Furacão é utilizado para informar a população em geral, bem como interesses específicos, sobre o local, a intensidade e o deslocamento da tempestade. Termos relacionados: Furacão, Alerta de Furacão.

Barógrafo

Instrumento utilizado para registrar continuamente valores de pressão atmosférica, observados por um barômetro.

Barômetro

Instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica. Dois exemplos são o Barômetro Aneróide e o Barômetro de Mercúrio.

Barômetro Aneróide

Instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica. Como resultado de variações nesta pressão, ocorrem deformações em um aneróide (cápsula ou célula de metal, com parede fina e fechada, contendo vácuo). Um mostrador graduado apresenta a pressão observada. Termo relacionado: Barômetro.

Barômetro de Mercúrio

Instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica. Composto por um tubo de vidro longo, aberto numa extremidade e fechado na outra. Enche-se o tubo com mercúrio e sela-se o tubo temporariamente, depositando-o verticalmente num tanque contendo mercúrio. O movimento descendente do mercúrio no tubo resulta na criação de um vácuo quase perfeito em sua extremidade fechada. À medida em que a pressão atmosférica aumenta, o mercúrio se movimenta do tanque para o tubo; quando a pressão atmosférica diminui, o mercúrio retorna para o tanque. A altura da coluna de mercúrio no tubo é a medida da pressão do ar. O primeiro a usar o Barômetro de Mercúrio foi Evangelista Torricelli (1608-1647), físico e matemático italiano, para explicar os princípios fundamentais da hidromecânica. Embora barômetros de mercúrio sejam muito precisos, o aspecto operacional levou os observadores a usar Barômetros Aneróide.

Batitermógrafo

Instrumento utilizado para registrar valores de temperatura, em função da profundidade, em oceanos.

Biosfera

Zona de transição entre a Terra e a atmosfera, dentro da qual é encontrada a maior parte das formas de vida conhecidas. É considerada como a porção mais externa da geosfera e a porção interna ou inferior da atmosfera.

Calmaria

Condições atmosféricas destituídas de vento ou de qualquer outro movimento do ar. Em oceanografia, é a ausência aparente de movimento da superfície da água, quando não há vento ou ondulação.

Calor

Forma de energia transferida entre dois sistemas em virtude de uma diferença na temperatura. A primeira lei da termodinâmica demonstra que o calor absorvido por um sistema pode ser utilizado para a realização de trabalho ou para elevar a energia interna deste sistema.

Camada de Ozônio

Camada da atmosfera que contém uma elevada proporção de oxigênio, sob a forma de ozônio. Esta camada age como um filtro, protegendo o planeta da radiação ultravioleta. Situa-se entre a troposfera e a estratosfera, aproximadamente entre 15 a 20 quilômetros (9,5 e 12,5 milhas) acima da superfície da Terra.

Page:  « Prev 1 2 3 4 5... Next »
Glossary 2.8 uses technologies including PHP and SQL
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados