Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna do centro

Avaliações Técnicas

 

Disponibilidade dos Recursos das Terras

 

A avaliação qualitativa da disponibilidade dos recursos das terras, através de estudo das alternativas de um melhor uso é capaz apontar as terras possíveis de serem utilizadas com lavouras, silvicultura, pastagem natural e ainda aquelas indicadas para a preservação da fauna e da flora.

A partir do enquadramento em classes de aptidão, sob diferentes condições de manejo e viabilidade de melhoramento, o resultado é enfocado no binômio custo x benefício mais favorável. Para isso existe a necessidade de previamente se ter um estudo de um levantamento da área a ser estudada, classificando os solos existentes, para posteriormente enquadrá-los numa escala de aptidão agrícola.

 

Capacidade de Uso da Terra

 

O planejamento é fundamental para a atividade agrícola. Por isso, um estudo da adaptabilidade de um terreno, em função de uma susceptibilidade à degradação, principalmente pela erosão acelerada do solo, é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade.

Através de um levantamentos de dados da área de estudo (fotografias aéreas), e de um trabalho de campo, onde prospecções e análises laboratoriais, observando aspectos de relevo, vegetação, uso atual, geologia, hidrografia, pedregosidade, rochosidade, erosão e outros aspectos, é possível traçar um perfil da capacidade de uso das terras, oferecendo recomendações para um melhor aproveitamento dos solos.

 

Terras para Irrigação

 

Para um aproveitamento efetivo dos recursos gastos com irrigação é fundamental identificar onde estes esforços terão melhores resultados. A identificação destes solos, ocorre através de um reconhecimento da área, visando a identificação das unidades de solos, e de prospecções (recolhimento de amostras para análises físicas e químicas) para o conhecimento dos fatores inerentes ao solo (textura, profundidade, cor, e outros). São realizados também na área mapeada, testes de infiltração a fim de se conhecer o valor básico de infiltração dos solos, para um melhor planejamento de projetos executivos de irrigação.

 

Classificação da Vegetação

 

Com base em imagens de satélite e/ou fotografias aéreas, folhas topográficas, mapas em várias escalas e através de comprovação de campo estabelece-se o padrão das unidades fitoecológicas e sua representatividade em termos dos remanescentes na cobertura vegetal. O Mapeamento da cobertura vegetal visa propiciar ao homem possibilidades de aproveitamento racional e permanente desses recursos.

 

Classificação do Uso das Terras

 

Com base na interpretação de imagens de satélite, de dados censitários e de outros produtos cartográficos disponíveis, faz-se o documento cartográfico temático propriamente dito. Em complemento ao mapa, é organizado um relatório que trata da tipologia, localização geográfica, caracterização geral do uso das terras, complementado pela análise quantitativa por microrregião e/ou município. O mapeamento do uso do solo visa dispor de informações sobre o modelo atual das atividades e sistemas de exploração exercidos no espaço territorial e que interferem, sobremaneira, nos processos e condições ambientais locais.

 

 

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
JULHO 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados